Inclusão escolar na educação infantil
mar 13, 2020

Em 1996 o Governo Federal aprovou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de nº 9.394.
Foi criada a obrigatoriedade de todas as escolas oferecerem atendimento aos alunos com necessidades especiais.
A criação da lei também mudou a maneira como a sociedade e a escola devem avaliar a educação de crianças com deficiência. A inclusão escolar tem justamente o intuito de promover a integração entre os alunos com desenvolvimento padrão e os que apresentam maneiras diferentes de aprendizado.
Dessa forma, entende-se que todas as crianças aprenderão com as diferenças, sabendo respeitar mais uns aos outros.
Essa nova maneira de pensar e agir tem como objetivo mudar a cultura educacional e assegurar o acesso de todos à educação tradicional.
Com isso as crianças possam ser valorizadas e se sentirem integradas à sociedade.
Pensando nisso a Kiddy School se preparou para os aspectos que devem ser considerados para oferecer o melhor modelo de educação inclusiva.
Nossa Diretora pedagógica sabe pôr em prática processos pedagógicos diferenciados para atender as especificidades de cada aluno em especial.
Tanto no berçário quanto na educação infantil, compreendemos as características de cada um, para que saiba identificá-las e criar um programa adequado de ensino.
Estamos preparados para direcionar a atenção aos potenciais de aprendizado da criança especial.
No qual vamos procurar entender as dificuldades do aluno e ajustar as atividades para que ele possa apresentar o melhor desempenho possível em sala de aula.
Faremos também, a partir de 2020, o Open School que garantirá o processo a aproximação da escola com os pais. É por meio dessa relação que todos poderão identificar as formas de aprendizagem que funcionam melhor para a criança e como a convivência em grupo pode beneficiar o desenvolvimento do aluno.
A educação é um direito de todos e a escola tem o dever de estar preparada para receber bem as crianças e promover a inclusão.
A educação inclusiva é uma oportunidade da escola, em conjunto com a comunidade, de contribuir para que os pequenos se tornem cidadãos solidários e conscientes sobre o valor das diferenças.